Dicas que ajudam a evitar fraudes

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    segurança digitalVocê sabia que 33% dos consumidores brasileiros já enfrentaram problemas com fraudes em cartões de crédito, débito e pré-pagos nos últimos cinco anos? Segundo os especialistas, pouco adianta uma instituicão ter os melhores níveis de segurança eletrônica se seus colaboradores e clientes não fizerem também a sua parte. Para que possamos refletir e saber um pouco mais sobre o assunto, seguem abaixo informações que serão úteis tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional, adotando procedimentos de segurança recomendados para uso de cartões magnéticos e internet banking:

     

     

     

    • Acompanhe permanentemente os lançamentos em sua conta-corrente;
    • Entre em contato imediatamente com o seu banco no caso de constatar qualquer crédito ou débito duvidoso ou numa emergência relacionada a furto, extravio de cheques e cartões, tentativas de obtenção indevida de número de agências, contas e senhas, evitando transtornos maiores;
    • Caso o cliente verifique algum saque indevido em sua conta, deve registrar Boletim de Ocorrência policial e comunicar o fato ao banco por escrito;
    • Fraudes são praticadas porque, de forma ardilosa, o fraudador consegue obter a senha do cliente, observando indevidamente quando ele a digita na máquina de autoatendimento, quando ele a informa por telefone ou quando alguém oferece o celular para a pessoa ligar para o banco (lembre-se de que o celular memoriza a senha como se fosse o número de um telefone);
    • A guarda da senha é vital para a sua segurança e de sua inteira responsabilidade;
    • Não realize gravação de senhas óbvias (datas de aniversário, nomes, telefones, etc.);
    • Exija da instituição escolha de senhas diferentes para os caixas automáticos e para a internet;
    • Exija a redigitação da senha em cada nova transação;
    • Sempre use o teclado virtual;
    • Utilize limite de movimentação diária e semanal, minimizando a ação de golpistas e fraudadores;
    • Jamais forneça a sua senha a terceiros (a qualquer pessoa);
    • Não anote a sua senha em papéis, rascunhos ou no próprio cartão;
    • Não guarde o cartão e a senha no mesmo lugar;
    • Se alguém telefonar dizendo ser funcionário da cooperativa/banco e pedir para dizer ou digitar sua senha, não o faça de forma alguma. Nenhum funcionário está orientado a pedir para o cliente falar ou digitar sua senha ao telefone;
    • Se alguém aparecer em sua casa ou escritório, dizendo ser da cooperativa/banco, pedindo para digitar a senha em algum equipamento eletrônico, não o faça de forma alguma. Avise imediatamente o banco;
    • Ao efetuar pagamentos com cartões de crédito em máquinas manuais, acompanhe a preparação do comprovante, evitando que o cartão fique longe de seu controle;
    • Antes de assinar o comprovante do cartão de crédito, sempre solicite a via do comprovante de venda e confira o valor declarado da compra;
    • Em viagem, guarde o cartão de débito e os cartões de crédito no cofre do hotel, quando não for utiliza-los;
    • As instituições financeiras NÃO enviam a seus clientes e-mails com links para acesso as suas páginas, e-mails pedindo atualização de cadastro ou qualquer outro tipo de informação, especialmente número de agência, de conta-corrente e senha, nem e-mails com arquivos executáveis anexados;
    • Mantenha programas antivírus atualizados instalados no computador que utilizar para ter acesso aos serviços bancários;
    • No caso de internet, com conexão direta a rede, utilize um program a de segurança que possa proteger a máquina de invasões e acessos externos não autorizados;
    • Troque a sua senha de acesso ao internet banking periodicamente;
    • Não execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida;
    • Use somente provedores confiáveis;
    • Utilize sempre as versões atualizadas dos programas de navegação(browser), pois geralmente incorporam melhores mecanismos de segurança;
    • Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, certifique-se de que está no site desejado, clicando sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site;
    • Mantenha-se atento aos meios de comunicação, que estão permanentemente divulgando dicas de segurança na utilização da internet.

     

    Fonte: Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e Luciano Martins (Coordenador Financeiro)

     

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