Previna a infertilidade

170

Previna a infertilidadeMuitos casais param para pensar em sua fertilidade apenas quando surge o desejo de ter filhos. Antes disso, a preocupação, no geral, é com a prevenção da gravidez. A maioria das pessoas não sabe que é possível e necessário preservar sua fertilidade.

Há uma série de atitudes que contribuem para que homens e mulheres mantenham por mais tempo sua capacidade reprodutiva:

USE CAMISINHA

No Brasil, O fator tubarão conseqüência de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ainda é a causa feminina preponderante de infertilidade. As DSTs são, também, a terceira maior causa de infertilidade masculina.

NÃO FUME

O tabagismo reduz a fertilidade, tanto masculina quanto feminina. Mulheres fumantes tem 20% menos chances de engravidar do que as não fumantes. O tabagismo pesado também interfere na produção espermática.

NÃO BEBA

Tanto homens quanto mulheres tem sua capacidade reprodutiva alterada pelo uso abusivo de álcool. No caso deles, pesquisas apontam para diferenças significativas nas taxas hormonais daqueles que consomem álcool frequentemente, especialmente bebidas destiladas.

NÃO USE DROGAS

Maconha, crack e cocaína afetam a fertilidade dos casais. As drogas produzem repercussão no Sistema Nervoso Central (SNC) e comprometem a prole. Além disso, provocam uma série de outros problemas de saúde e comportamento.

NÃO DEIXE A GRAVIDEZ PARA SEGUNDO PLANO

Adiar a maternidade já virou um hábito da vida moderna. No entanto, os casais precisam estar atentos para a queda de fertilidade comum ao avanço da idade. Nas mulheres, a fertilidade diminui a partir dos 35 anos e, mais bruscamente, a partir dos 40. Com os homens, isso também acontece, mas com um impacto menor.

CONTROLE SEU PESO

O peso inadequado pode dificultar a gravidez. Cerca de 12% de todos os casos de infertilidade são resultado do aumento de peso ou da magreza excessiva.

Fonte: Revista FERTILITAT

 

Artigo anteriorAmor que não se mede
Próximo artigoTodo dia é dia de combater a DENGUE