Doença meningocócíca – Anvisa dá sinal verde para ampliar a proteção de lactentes

205

Em maio último, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação para a vacina MenACWY-CRM₁₉₇, que passou a contemplar os lactentes com mais de 2 meses de idade, anteriormente restritos à opção de receber a MenC. A decisão leva em conta a recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações e da Sociedade Brasileira de Pediatria, segundo as quais, sempre que possível, a MenACWY-CRM₁₉₇ deve ser o imunizante de escolha para prevenir a meningite nessa faixa etária.

 

A MenACWY também está indicada para maiores de 12 meses que previamente foram imunizados com MenC – tanto como reforço quanto como dose adicional, se o esquema estiver completo. Ademais, a vacina pode ainda ser aplicada em adolescentes e adultos com risco de exposição à doença. Nesse contexto, é possível utilizar a MenACWY-TT, formulação licenciada apenas a partir de 1 ano de idade.

 

A Neisseria meningitidis é a causa mais frequente de meningite no Brasil. Diante de seu potencial epidêmico e de sua rápida evolução e gravidade – com uma taxa de letalidade em torno de 20% no Estado de São Paulo -, a imunoprevenção da população pediátrica assume importância fundamental.

 

Fonte: Revista Fleury

 

Artigo anteriorDoenças Crônicas e Mortalidade – Riscos podem ser modificados, especialment entre os mais jovens
Próximo artigoCongelamento de óvulos: é possível prolongar a fertilidade?