Prevenção de câncer de intestino

    265

    ex1O câncer de intestino (colorretal) pode ser tratado e curado, desde que detectado precocemente. Este tipo de tumor tem uma incidência maior a partir dos 50 anos, sendo, aqui no Rio Grande do Sul, o terceiro tipo mais comum em homens (ficando atrás de próstata e pulmão) e o segundo em mulheres (depois do câncer de mama).

    “0 câncer colorretal pode ser evitado com a adoção de hábitos mais saudáveis e realização de exames conforme orientação do coloproctologista”, explica a Dra. Marlise Cerato. A neoplasia colorretal é uma doença que surge devido ao somatório de alterações genéticas que levam ao aparecimento de pólipos de intestino, os quais, em geral, são lesões assintomáticas. Uma forma de prevenir o câncer de intestino é a realização da colonoscopia para detecção e retirada destas lesões, antes que elas se tornem malignas, afirma a Dra. Marlise.

    Este exame, segundo a médica, é considerado padrão-ouro e deve ser realizado em todas as pessoas, assintomáticas, aos 50 anos e, para quem tiver história familiar de câncer e/ou pólipos colorretais, a partir de 40 anos. Se o paciente apresentar algum sintoma, deve procurar o coloproctologista imediatamente. Dentre os
    sintomas ou sinais de alerta, a médica cita constipação ou diarreia sem associação com ingestão de alimentos, anemia, fraqueza, cólica abdominal, emagrecimento, sangramento anal e sensação de evacuação incompleta.

    Como prevenir o câncer de intestino?

    Consumo diário de fibras, frutas e verduras, em torno de 25-30 gramas.
    Atividade física regular.
    Evitar gorduras e carne vermelha.
    Não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, ficar em form.
    Tenha uma vida saudável, se alimente e durma bem, faça atividade física regularmente, pratique atividades relaxantes, conviva com amigos, desenvolva uma relação afetiva positiva e faça exames conforme a indicação para sua idade, história familiar e manifestação clínica, conclui a Dra. Marlise Cerato, presidente da Associação Gaúcha de Coloproctologia.

    Os tumores de cólon, em geral, tem indicação cirúrgica, as quais, muitas vezes, podem ser realizadas por videolaparoscopia. As chances de cura dependem do estágio da doença, atingindo ate 90% nos casos iniciais.

    Realizar o exame de colonoscopia é essencial. É considerado padrão-ouro no diagnóstico do câncer de intestino grosso. Recomenda-se a realização da colonoscopia para todos as pessoas a partir dos 50 anos e, para quem tiver história familiar de câncer colorretal e/ou pólipos, a partir de 40 anos.

    Artigo anteriorO sol é aliado ou vilão
    Próximo artigoA certidão de nascimento e os ovários