Leia abaixo as orientações do que pode ser feito em determinadas situações de perigo. Lembre-se sempre que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico:
TRAUMAS
Nesse caso, existem quatro orientações principais: controle da coluna cervical, avaliação da respiração, procura por sinais de hemorragia e avaliação neurológica. Todas são importantes e precisam ser seguidas na ordem apresentada. O controle da coluna cervical serve para evitar qualquer possibilidade de lesão mais grave no local. Em seguida, verifique o nível de respiração do indivíduo por meio dos movimentos do tórax e do abdômen. Na sequência, procure por algum sangramento externo; caso encontre, faça uma compressão até a chegada do atendimento especializado. A avaliação neurológica, por sua vez, serve para ver se o paciente está em alerta, inconsciente ou semiconsciente. Converse com o indivíduo e veja se ele consegue responder aos estímulos verbais solicitados. Tranquilize a vítima enquanto aguarda o socorrista.
QUEIMADURAS
Queimaduras podem ser decorrentes de várias causas, como objetos quentes, substâncias químicas, raios, entre outras. Nesses casos, independentemente do grau da lesão, recomenda-se:
• Se a vítima estiver com as vestes em chamas, tente apagar o fogo comum cobertor.
• Lave os ferimentos em água corrente por aproximadamente 15 minutos, no caso de pequenas queimaduras causadas por calor.
• Não estoure as bolhas e nem tente utilizar soluções caseiras como manteiga, babosa e pasta de dente para tentar combater as queimaduras.
INSOLAÇÃO
Outro acidente bastante comum que pode causar muitos ferimentos é a insolação, distúrbio ligado ao aumento da temperatura corporal devido à exposição excessiva ao calor. Os primeiros socorros prestados nesses casos devem ser:
• Levar a vítima para um local fresco e arejado.
• Afrouxar ou retirar as vestes, se necessário.
• Hidratar o paciente.
INTOXICAÇÃO
Outro acidente doméstico corriqueiro acontece em virtude de uma intoxicação ou envenenamento. Para tratar de casos dessa natureza, você deve:
• Acalmar a vítima e mantê-Ia em repouso com a cabeça levantada.
• Questionar qual foi produto ingerido, quanto tempo faz e se houve vômito espontâneo ou provocado.
• Não estimular o vômito e ligar imediatamente para o Centro de Informação Toxicológica (CIT) local para mais informações: 0800-771-3733.