Prática de atividade física na gravidez

186

Durante a gravidez o corpo da mulher sofre diversas modificações nos músculos, articulações e ossos. Conforme o útero vai aumentando de tamanho, o centro de gravidade também se altera, forçando-a a estar em constante adaptação. Nesse momento, a prática da atividade física é importantíssima para uma boa postura durante toda a gestação e fortalecimento da musculatura e articulações.

1) Para gestantes que já praticam alguma atividade física

Se a sua gestação é normal e sem nenhum problema, provavelmente o seu médico vai dizer “vida normal, porém, sem exageros”.

A gestante que já pratica algum tipo de atividade física: natação, musculação, ginástica e, até mesmo, corrida, pode manter o treino diminuindo a intensidade e duração do esforço, principalmente nos três primeiros meses. Esses dois itens podem ser controlados com o Frequencímetro (instrumento eletrônico utilizado para medição da Frequência Cardíaca) mantendo até 65% da Frequência Cardíaca (FC) máxima (*) e com um tempo de, no máximo, 1 hora de atividade física por dia.

Existem algumas atividades que você deve evitar a sua prática no primeiro trimestre de gestação (mesmo que já as praticasse antes): especialmente as que tenham contato físico e possibilidade de quedas, tais como: basquete, futebol, vôlei, lutas e ciclismo.

2) Para gestantes que não praticam atividade física

Agora não é hora de fazer tudo o que você não fez até o momento, ao contrário, os três primeiros meses são os mais delicados, mas se você realmente está se sentindo disposta e querendo iniciar, comece com uma leve caminhada de 30 minutos e adicione 10 minutos a cada semana. Não são recomendadas atividades com pesos durante o primeiro trimestre. Espere passar esse período apenas caminhando e, depois, introduza alguns exercícios musculares que são importantes para a mulher durante a gestação.

Artigo anteriorDicas para uma gravidez saudável
Próximo artigoDicas para evitar a L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo)