FITOESTERÓIS E O COLESTEROL RUIM

211

Nem todo a colesterol é ruim.  O HDL-colesterol é também conhecido como bom colesterol e ajuda a equilibrar o colesterol ruim (LDL-colesterol). Setenta por cento (70%) do colesterol presente no nosso organismo são sintetizados pelo fígado e 30% vem da dieta. Os fitoesteróis são substâncias gordurosas produzidas pelas plantas e semelhantes ao colesterol. Os fitoesteróis competem com o colesterol vindo da dieta e diminuem a absorção intestinal de colesterol, além de aumentar a excreção de colesterol pelas fezes. O consumo de Duplostat auxilia na redução da absorção de colesterol pelo intestino quando associado a uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável.

 

A suplementação com Duplostat propicia a quantidade adequada de fitoesteróis. O consumo de 2 gramas de fitoesteróis ao dia, associado a uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável pode reduzir a absorção do LDL-colesterol (colesterol ruim). Não foram observados benefícios adicionais com ingestão superior a 3 gramas ao dia. Uma dieta rica em fibras como, por exemplo, uma dieta vegetariana, pode proporcionar até 400 mg/dia de fitoesteróis.

 

Dez passos para uma alimentação saudável.

 

1 Faça pelo menos três refeições (café da manha, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições .

 

2 Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas, e raízes, como a mandioca /macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

 

3 Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e nos lanches.

 

4 Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

 

5 Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

 

6 Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gordura trans.

 

7 Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos, doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

 

8 Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal(sódio), como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperas prontos.

 

9 Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

 

10 Tome sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

 

 

Artigo anteriorO que é colesterol?
Próximo artigoConheça mais sobre o HPV, doenças relacionadas e formas de prevenção