ALIMENTAÇÃO – Para se sentir bem

202

Considerando que ser saudável é se sentir bem, com disposição e ânimo para o dia a dia, é relativamente fácil e simples chegar a isso. Basta que você se decida a ter um novo estilo de vida, com hábitos e atitudes mais positivas. A decisão é sua de escolher se sentir bem. Veja estas dicas:

 

  • Mexa-se: faça pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia. Caminhe, dance, suba escadas. Movimente-se! 
  • Largue o cigarro.
  • Mantenha a mente ativa, aprenda coisas novas, converse, relacione-se! 
  • Alimente-se bem, de forma mais nutritiva e balanceada. Você vai se sentir bem melhor!

 

Alimentação é um prazer para ser saboreado

 

Uma alimentação saudável e a “matéria-prima” para prevenção de doenças e promoção da saúde. O segredo para a longevidade e qualidade de vida é o equilíbrio do que ingerimos na maioria das nossas refeições e um corpo ativo. De acordo com a nutricionista Renata Kaminski, “precisamos simplificar a nossa alimentação” Portanto, seguem algumas dicas simples e saudáveis para o seu dia a dia:

 

• Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras nas suas refeições. Alimentos ricos em fibras vão regularizar o funcionamento do seu intestino e são mais nutritivos que os refinados.

• Domine o saleiro! Prepare os alimentos com pouco sal e retire o saleiro da mesa. Evite temperos prontos industrializados, enlatados e embutidos.

• Controle o consumo de gorduras. Prefira alimentos assados ou grelhados, laticínios desnatados e carnes magras. Evite biscoitos, pães, bolos ou qualquer produto preparado com gordura hidrogenada, inimiga do seu

coração. As gorduras provenientes do azeite de oliva, óleo de canola, abacate, nozes e castanhas podem ser saudáveis para seu coração desde que consumidas com moderação. 

•Cuidado com alimentos ricos em açúcar. No seu dia a dia prefira frutas, e quando optar por um doce, consuma apenas uma porção. 

• Coma feijão pelo menos 1 vez por dia. O feijão com arroz na proporção de 1 para 2 é uma combinação saudável de proteínas de origem vegetal.

Soja, grão-de-bico, lentilha e ervilhas também podem substituir este alimento. 

• Prefira os alimentos in natura ou minimamente processados. Opte por grãos, tubérculos e raízes, frutas, legumes e verduras, ovos, laticínios e carnes magras. Quando possível, consuma alimentos orgânicos.

• Beba água. É a melhor opção pra sua hidratação. Também sucos de frutas naturais (sem exagero), chás de frutas, água de coco, águas saborizadas (como, por exemplo, preparar 1 litro de água gelada + 1 laranja fatiada + 1 ramo de canela + 10 folhas de hortelã). As águas saborizadas são saudáveis, refrescantes e nada calóricas. Consuma os sucos naturais imediatamente após seu preparo, para ter um melhor aproveitamento dos nutrientes.

• Mantenha seu peso sob controle. O excesso de peso está associado a muitas doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Artigo anteriorMAIS MÉDICOS – Suspeita de fraude
Próximo artigoViolência no Trânsito – Número de acidentes com motos preocupa a categoria médica