Estima-se que até 10% do total de casos de câncer de mama são de origem hereditária
Isso significa que a pessoa tem uma alteração (variante patogénica) noseu DNA (desde nascença) que pode aumentar o risco de desenvolver câncer, Para o câncer de mama, os genes mais comumente afetados por esse tipo de variante são o BRCA1 e BRCA2. A sigla BRCA vem do termo em inglês ” BReast CAncer gene”. Um gene vem do seu pal e o outro vem da sua mãe. Todas as pessoas carregam os genes BRCA1 e BRCA2. Mas algumas podem carregar uma alteração no funcionamento (variante patogénica) de um dos dois que podem levar ao aumento significativo do risco de se desenvolver câncer de mama. Se um dos seus pais carrega essa variante, você tem 50% de ter também.
Indícios que você pode ter predisposição a câncer de mama hereditário ou que o seu câncer de mama tem fator genético:
Descendência de judeus Ashkenazi e um dos seus parentes teve câncer de mama ou ovário;
Diagnóstico positivo para câncer de mama triplo negativo antes dos 60 anos;
Familiares (do mesmo lado da familia) tiveram câncer;
Ocorrência de câncer de mama bilateral em idade jovem;
Um parente já teve confirmação de mutação que aumenta o risco;
Você ou algum parente seu teve câncer antes dos 50 anos.
Painel de câncer de mama e ovário hereditário
Um teste Fleury Genômica
O painel de câncer de mama e ovário hereditário fornece a análise completa de 25 genes relacionados ao desenvolvimento da síndrome de câncer de mama e de ovário hereditários. Dentre esses 25 genes estão o BRCAI e BRCA2.
Importância da comunicação com os familiares caso seja detectado uma variante patogênica ou provavelmente patogénica
Seus parentes de 1º grau (pais, irmãos, filhos) possuem uma chance de 50% de também carregarem a mesma variante patogénica ou provavelmente patogénica. Por isso, eles devem ser alertados e testados para confirmação.
Vale destacar que o Fleury Genômica também disponibiliza um teste, de forma totalmente gratuita, para até 6 familiares consanguineos de paciente que tenha realizado previamente. com o Fleury Genômica, o painel de câncer de mama e ovário hereditário e que tenha obtido resultado positivo para identificação de variante patogénica. A mesma mutação pontual será pesquisada nos familiares elegíveis.
TODOS OS TESTES PODEM SER REALIZADOS POR UMA AMOSTRA DE SANGUE OU SALIVA.