Quer envelhecer com saúde? Não fume na juventude!

162

Para quem tem 20 ou 25 anos hoje, chegar aos 60 ou 70 parece algo muito longínquo. Mas é bom atentar para um fato inquestionável: a qualidade da saúde que terá na terceira idade dependerá basicamente de seus hábitos e estilo de vida, tais como ser ou não fumante, tipo de alimentação e a prática regular de atividades físicas.

 

O pneumologista Maurício Leite alerta que o mais determinante para a saúde na terceira idade está, sem duvida, relacionado ao consumo de cigarro: “O caso é que as grandes doenças crônicas desta faixa etária – cardiovasculares, cerebrovasculares e pulmonares – estão diretamente ligadas ao fato da pessoa ser fumante, e, principalmente, do tempo que se foi ou é fumante”, observa. Ele exemplifica: “Uma pessoa que fumou uma carteira de cigarros por dia durante 30 anos tem o mesmo risco de câncer de pulmão que outra pessoa que fumou três carteiras por dia durante dez anos. E temos que estar atentos, pois a população jovem está fumando mais que a geração anterior”, assegura o médico.

 

Mesmo reconhecendo que a população dispõe de muitas informações sobre hábitos saudáveis de vida e os malefícios do fumo, o pneumologista garante que estas campanhas não atingem diretamente os jovens: “O tabagismo é um reflexo de um estilo de vida, por isso se deve ter campanhas preventivas focadas no público jovem. Daqui a 30 ou 40 anos, eles vão agradecer”, conclui.

 

Não fumar, praticar atividades físicas regularmente, evitar álcool em excesso e manter alimentação saudável são uma receita básica para envelhecer com saúde e qualidade de vida.

Artigo anteriorAnestesia segura e sem medo
Próximo artigoObesidade e Orientações Nutricionais