Embora o Brasil já conte com excessivo número de faculdades de medicina – o Brasil só perde para a Índia, que tem 381 escolas médicas para a população de 1,2 bilhão – a presidente Dilma Rousseff continua prometendo a abertura de mais unidades pelo País.
Ao inaugurar um hospital em Saquarema (RJ), dia 30 de junho, a presidente da República defendeu a necessidade de mais cursos de medicina, em especial em locais distantes dos grandes centros.
– Temos que formar médicos no Brasil. Temos a meta de criar faculdades de medicina pelo interior deste país. Não faltam médicos nos grandes centros urbanos, nas áreas nobres. Nas periferias, faltam. Não faltam médicos em todo o litoral de nosso país. No interior, faltam. Faltam médicos em todos os estados, mesmo nos ricos, como São Paulo. Faltam médicos nas regiões indígenas, nas populações quilombolas, nas periferias das médias e pequenas cidades -, disse a presidente, convencida de que os médicos formados nesses locais mais afastados por lá permanecerão.
Fonte: Revista CREMERS jun/2014