Pés Descalços

201

Cada criança tem um ritmo e ele deve ser respeitado. Por isso, os pais não devem se preocupar se o filho ainda não arriscou alguns passos

 

Boa parte das crianças começa dar os primeiros passos ao completar um ano e três meses, alguns já conseguem andar sozinho sem precisar de apoio, outros estão começando a engatinhar.

 

Cada criança tem um ritmo e ele deve ser respeitado. Por isso, os pais não devem se preocupar se o filho ainda não arriscou alguns passos.

 

De acordo com o Ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha (CRM-SP 111559), formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e medico da Clínica Healthme, após dar os primeiros passos, as crianças começam dominar a técnica de se locomover.”Conforme a criança se desenvolve,ela vai se descobrindo sozinha, por exemplo, como apoiar o calcanhar no chão e depois a ponta dos dedos”, afirma.

 

No aniversário de três anos do seu filho, ele já consegue andar, levantar, correr e até pular.

 

Nessa fase o papel dos pais é muito importante pois eles devem estimular o bebê a andar cada vez mais. “A mãe deve se posicionar na frente da criança e lhe oferecer suas mãos, para que ela caminhe em sua direção. Outro truque é usar brinquedos para chamar a atenção da criança incentivando a caminhar ao invés de engatinhar”, comenta o Dr.Luiz Alberto.

 

SAPATO INFANTIL

 

A partir do momento que a criança começa caminhar por conta própria, a mãe já se preocupa em comprar um calçado. Segundo o ortopedista não há necessidade da criança começar usar um sapato assim que começa andar. “A criança deve aprender a andar descalça, pois ajuda manter o equilíbrio e melhora a coordenação”, explica.

 

Além de economizar na compra dos sapatos, a criança irá garantir um maior equilíbrio na hora de andar descalça.

 

Durante a fase de crescimento, as crianças com até dois anos de idade mudam a numeração do sapato a cada três meses, uma vez que os pés estão crescendo e requerem calçados maiores a cada seis meses. “A criança que esta aprendendo a andar necessita de um sapato com uma sola flexível, grossa e firme para que ela sinta as irregularidades do chão. Ter essa sensação desde cedo é importante para provocar os reflexos nervosos que vão estimular a musculatura, melhorar o equilíbrio, a postura e o desempenho funcional dos pés”, ressalta o ortopedista.

 

Alguns bebês só começam andar, engatinhar e levantar depois de um ano e cinco meses. “É importante que ele aprenda coisas novas dentro do seu tempo, pois cada criança desenvolve habilidades num ritmo. Mas se você achar que o seu filho está com dificuldades para andar, procure um médico”, conclui o Dr.Luiz Albert.

 

Dr. Luiz Alberto Nakao Iha

 

Fonte: Materlife abril/2014

Artigo anteriorDemora para Falar
Próximo artigoMedo de Palhaço