Se seu filho precisa tirar um ou mais cochilos durante o dia, crie uma rotina para eles, evitando-os no final da tarde.
Coloque a criança ainda acordada em sua cama, indicando que é hora de dormir, oferecendo-lhe um ambiente calmo e tranquilo para induzir o sono e para ganhar sua confiança.
Crie uma rotina para a hora de dormir, sem estímulos (brinquedos, computador, jogos, TV e telefones) e com momentos agradáveis com os pais (leitura de histórias e músicas calmas no ambiente).
Tenha atenção a aspectos do ambiente do quarto que podem promover ou não o sono, como a cama, os travesseiros, a temperatura, barulhos e possíveis estímulos.
Mantenha o mesmo horário para dormir e acordar todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.
Próximo à hora de dormir, evite bebidas e medicações que contenham estimulantes, como chocolate, refrigerante, mate ou café.
Tente não deixar a criança adormecer com mamadeiras, leite, chás ou vendo televisão ou, ainda, em outro lugar que não seja em sua própria cama.
Não alimente a criança durante a noite.
Evite levar ou deixar que a criança durma na cama dos pais ou em outros lugares.
Se a criança acordar para ir ao banheiro ou por causa de pesadelos, permaneça no quarto dela até que ela se acalme e avise que retornará para o seu quarto quando ela adormecer.
Quando lidar com seu filho durante a noite, use uma luz fraca, fale baixo e seja o mais breve possível, sem estimulá-la.