Músicas para escutar antes e depois da gestação

598

Muitas mamães não .percebem a importância dos sons que o bebê escuta durante a gestação e também depois que nascem. As músicas durante a gravidez fazem bem para a mamãe e para o bebê, após o nascimento ajudam a criança a ficar tranquila com mais facilidade.

 

O desenvolvimento neurofisiológico (incluindo a audição) acontece de forma precoce. Com 24 semanas, o bebê escuta ruídos internos do corpo da mãe e até mesmo externos. A música já pode ser ouvida pelo bebê. A inteligência também é desenvolvida a partir de sons diferentes. O som da música pode ser um dos primeiros contatos com a linguagem. O seu filho já perceberá mudança de ritmo, tom e velocidade do que é cantado ou transmitido. Sea mamãe se sente relaxada com uma música, isso fará muito bem ao bebê. Para aumentar este vínculo a mãe pode cantarolar ou cantar músicas.

 

O professor de música da EArte (Escola de Música), com licenciatura em Música e pós-graduado em Ludopedagogia, Misael Jacobus, aconselha que as mamães escutem durante a gestação músicas mais tranquilas, com sonoridade agradável e ritmo mais lento, como canções de ninar. Até porque, segundo o especialista, o gosto musical da criança é formado até os 4 anos. Misael aconselha também que depois do nascimento o bebê não sofra com músicas altas ou agressivas, porque ou ouvidos ainda estão em formação. “Os pais precisam ter este cuidado, porque é um erro comum que ocorre após o bebê nascer”, destaca.

 

Alguns tipos de música, como clássica, bossa nova e jazz podem ajudar na gestação e após o nascimento da criança. Apesar de não existirem comprovações científicas, a repetição de músicas ao longo da gestação e após o nascimento pode ser interessante, pois deixaria o recém-nascido em uma situação de conforto, já que reconheceria os sons, e seria relaxante para ele. A música é capaz de trazer emoções para as mamães grávidas e está sensação é transmitida ao bebê. O que a gestante escuta irá influenciar no gosto musical do bebê.

Artigo anteriorEstimular a criatividade garante um futuro independente aos pequeno
Próximo artigoPrevina alergias nas crianças com alguns cuidados