Mamografia anual após os 40 anos

    193

    Frequentemente surgem questionamentos quanto à importância de iniciar arealização da mamografia anual a partir dos 40 anos, porém continua sendo este exame o mais indicado para a descoberta do câncer de mama, inclusive trata-se do principal método de diagnóstico deste tipo de câncer na sua fase precoce. Mesmo com a indicação do exame anual, esta neoplasia, que é a segunda mais frequente no mundo, ainda é muitas vezes descoberta em estágios avançados, o que eleva as taxas de mortalidade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2010 foram cerca de 50 mil casos e 12 mil mortes provocadas pelo câncer de mama.

    A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em concordância com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e com a American CancerSociety, além da Sociedade Brasileira e Sociedade Latino-Americana de Mastologia, reconhece a importância da mamografia e recomenda que o exame seja realizado nas pacientes anualmente a partir dos 40 anos. O presidente da Comissão de Mamografia, Henrique Pasqualette, explica que os tumores mamários que aparecem entre 40 e 50 anos tendem a ser mais agressivos. ‘’Por isso o diagnóstico precoce é tão importante’’, diz.

    O objetivo na identificação precoce de uma doença por meio de um teste ou exame de triagem, a exemplo da mamografia, visa prevenir ou retardar o seu surgimento, assim como em retardar ou eliminar suas consequências, informa o “Manual de Orientação sobre Mamografia”da Febrasgo. Este manual ainda esclarece que, embora a taxa de incidência do câncer de mama continue aumentando, a mortalidade por essa doença declinou cerca 30%. “Este declínio deve-se quase que exclusivamente aos programas de rastreamento que permitem a detecção do câncer em fases cada vez mais iniciais’’, destaca o vice-presidente da Comissão de Mastologia, Dr. Alfredo Barros.

     

    Artigo anteriorVacina contra HPV poderá ser gratuita
    Próximo artigoFotos