Grupo de Trabalho do Cremers irá lançar campanha para enfrentar a tuberculose

174

Os médicos gaúchos verão. em março. o lançamento de uma campanha de conscientização sobre a tuberculose. Idealizada pelo Grupo de Trabalho sobre Tuberculose do Cremers. a campanha publicitária será. num primeiro momento. dirigida aos médicos. alertando para a importância de buscar o diagnóstico. alertar familiares e pessoas próximas do paciente e acompanhar o doente até a cura.

 

A campanha deverá se estender por todo o ano de 2017.O Grupo pretende. com essa iniciativa. elevar o índice de altas por cura no Estado. além de mobilizar a rede pública de atendimento de forma mais resolutiva e integrada.

 

O Grupo de Trabalho sobre Tuberculose foi formado no Cremers após o I Fórum de Tuberculose do RS. realizado em julho de 2016. A equipe conta com representantes das Câmaras Técnicas do Cremers. Telessaúde. Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre e Secretaria Estadual da Saúde.

 

RS FIGURA ENTRE OS ESTADOS COM MAIOR INCIDÊNCIA DA DOENÇA

 

  • A tuberculose é a terceira caus de morte por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com aids.
  • O Rio Grande do Sul tem cerca de cinco mil casos novos por ano.
  • O percentual de cura é inferior a 3 de cada 4 pacientes acometidos: os pacientes costumam abandonar o tratamento no meio do caminho.
  • O Acre é o estado com o maior percentual de cura do País.
  • O Rio Grande do Sul está abaixo do percentual de cura.
  • A Região Metropolitana de Porto Alegre, por muitos anos tem estado na liderança nacional em casos de tuberculose, com taxas alarmantes. Em algumas áreas há mais de 100/100.000 casos novos por ano.

 

Fonte: Revista CREMERS – edição 101 – 2017

Artigo anteriorGincana da solidariedade mobiliza funcionários do Cremers
Próximo artigoLavar as mãos: um ato simples que garante mais saúde