Prevenção e detecção precoce do câncer

203

Com quase 50 anos de pesquisas, o médico e cientista Bruce Allan Chabner relatou que em seus trabalhos atuais há o foco no tratamento específico de tumores, com uma terapia capaz de atingir diretamente a origem do câncer sem atacar as diferentes partes do corpo afetadas.

 

Sobre as principais conquistas no tratamento do câncer, destacou que há muitos medicamentos novos, que “são diferentes dos anteriores por serem desenvolvidos como terapias-alvo. Isso quer dizer que eles são focados diretamente no tumor, naquilo que o torna maligno e faz com que se espalhe e cresça. Essas drogas são, portanto, muito específicas, e não causam os mesmos tipos de efeitos colaterais que a quimioterapia, por exemplo — em que o paciente perde os cabelos, sofre danos na medula óssea e no trato gastrointestinal, entre outros”. Os obstáculos são o custo desses tratamentos e o fato de que os tumores se tornam resistentes e começam a crescer de novo na maior parte dos pacientes, observou em entrevista ao jornal Zero Hora.

 

O maior problema na luta contra o câncer, segundo Chabner, é a complexidade dos tumores: “É preciso encontrá-los cedo e tentar curá-los cedo. O segundo problema é usar diferentes medicamentos ao mesmo tempo. No momento, estamos utilizando essas drogas individualmente e precisamos de combinações eficazes para as terapias-alvo, imunoterapias e quimioterapias. Estamos começando a fazer isso, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Em terceiro lugar, precisamos compreender melhor a genética. Sabemos o quão complexo é o câncer. A resistência a medicamentos não é simples, precisamos desenvolver testes melhores para determinar essa resistência e descobrir como lidar com isso. E outro problema é que tudo o que fazemos tem de ter um preço acessível. Tudo que diz respeito ao câncer ainda é muito caro”.

 

A prevenção ainda é o melhor caminho. “Em países como o Brasil, o investimento mais importante é na prevenção e na detecção precoce. Não sei se há sentido em tornar disponíveis tantas drogas caras quando não se está trabalhando na prevenção. Isso tem de vir primeiro. Tratar o câncer depois que a doença já se estabeleceu pode causar, inclusive, um período de remissão, e não curar os pacientes. O que temos de fazer é descobrir a doença mais cedo, quando há um número menor de células atacando o organismo. E temos novas tecnologias para fazer isso, para descobrir que tumor o paciente vai desenvolver, e depois acompanhar o tumor de perto e detê-lo. Como em muitas outras doenças, quanto mais cedo descobrirmos o problema, melhor.”

 

Fonte: REVISTA CREMERS | 2015

Artigo anteriorSíndrome Alcoólica Fetal
Próximo artigoPietá